sábado, 28 de maio de 2011

The Mathematics of Poker (review)

The Mathematics of Poker (Inglês) - Bill Chen, Jerrod Ankenman
Livro escrito em 2006

O livro é composto por 5 partes distintas, sendo a terceira a mais importante. Na terceira parte está o "coração" de todo o livro.

Parte 1 (Basics): Começa por por traduzir matematicamente alguns exemplos simples (apostas numa "coin flip", entre outros). Introduz temas como a "probabilidade" de um certo acontecimento, a sua "variância" e os possíveis resultados desse acontecimento ao longo do tempo.
Nesta 1º parte já dá para perceber a quantidade de equações e calculos que nos vão aparecer durante todo o livro.

Parte 2 (Exploitive Play): Com alguns exemplos de Texas Holdem, esta parte, mistura as probabilidades com as diferentes opções de jogo (check, call, bet, fold). É-nos mostrado, matematicamente, qual é a melhor opção para essa jogada.
Na 2º parte começamos a ter alguns exemplos de poker e como calcular a melhor jogada possível para esse jogo.

Parte 3 (Optimal Play): É a matemática no seu auge. Nesta parte não vamos apenas "estudar" as melhores jogadas, vamos "aprender" a melhor estratégia. O importante não é esta ou aquela jogada em particular! O que importa é a estratégia utilizada para um conjunto de mãos e todas as suas possibilidades. Por vezes encontramos uma página inteira de equações que se vão misturando com equações de páginas anteriores até resultarem numa nova equação, que será o "Optimal Play" para essa jogada. Nesta parte encontra-se também o famoso Equilibrio de Nash e a tabela com situações de "Jam or Fold".
Esta é parte mais importante e complicada do livro. A importância de conseguirmos encontrar o balanço certo entre as várias mãos (por ex: misturar bluff's com value bets). Como os próprios autores escrevem, o mais importante não é perceber os cálculos, mas sim perceber os conceitos.

Parte 4 (Risk): Como o titulo indica, aqui procura-se calcular o risco de banca-rota, o risco do backing , e claro, como minimizar todos esses riscos.

Parte 5 (Other Topics): Os autores procuram abordar o jogo durante um torneio com base no nº de jogadores, a fase do jogo e a distribuição dos prémios.

Nota Final: É um livro de leitura difícil, especialmente para quem não gostar de matemática. Por vezes não se percebe o porquê de alguns exemplos (que pouco ou nada têm a ver com poker), mas que são importantes para poder acompanhar toda a lógica do livro. Saber como, e em que proporções se deve balancear o jogo, é a chave principal deste livro.
Este é, com certeza, um livro obrigatório para um jogador já um pouco avançado no mundo do poker. Para um principiante este é um livro difícil e aborrecido, em que os possíveis conhecimentos adquiridos, dificilmente serão uma mais-valia para o seu jogo.
Este livro não vai transformar da noite para o dia um mau jogador num excelente jogador. Apenas lhe vai mostrar de que maneira a matemática jogaria o jogo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP