sábado, 14 de maio de 2011

The theory of Poker (review)

The theory of Poker (inglês) - David Sklansky
Livro escrito em 1987 para as 2+2 Publishing.

Existem várias revisões na Internet sobre este livro, mas acredito (pelo que já li) que algumas foram feitas por pessoas que não leram o livro!

A teoria deste livro anda à volta do "Fundamental Theorem of Poker". Traduzindo rápidamente dá: "Sempre que um jogador jogar uma mão de maneira diferente da qual deveria jogar se pudesse ver as cartas dos adversários, o adversário ganha. Sempre ... da mesma maneira da qual ... , o jogador ganha. etc..." Esta é a base de todo o livro.

Existem vários exemplos de situações práticas (de poker jogado ao vivo) em que pudemos perceber o "Fundamental Theorem of Poker". Mas, não esqueçamos que este livro foi escrito em 1987! A maior parte dos exemplos são em 7-card Stud. Depois vêem alguns em Lowball, Razz e em Hold'em (não existe um único em Omaha). Neste ponto encontramos uns problemas! A maior parte destes exemplos são muito específicos da variante em questão, não podendo serem aplicados às variantes de poker mais jogadas hoje em dia (Hold'em e Omaha). Note-se tambem que em 1987 o poker jogava-se nos casinos. E estes exemplo beneficiam em grande parte de "Tells" só possíveis em jogos ao vivo.

Em que categoria se insere este livro (principiante /intermédio /avançado)? Para um principiante acho que é um livro difícil - exemplos com variantes pouco conhecidas, linguagem mais específica ("stand pat", "limp", "squeeze", etc). Para um jogador intermédio, acho o livro pouco rico em estratégia e conceitos necessários para dar o salto para jogador avançado - facilmente se pode encontrar melhor informação na Internet. Para um jogador avançado não vejo qualquer mais-valia, mas "O Saber não ocupa lugar".

Nota Final: Não há duvida que deve ter sido um dos melhores livros quando foi publicado (1987) para a 2+2, mas para hoje em dia!? Acho o livro um pouco "desactualizado/ultrapassado". Ainda se encontra linguagem que já não se usa ("four-flush" em vez de "flush draw"). É um livro muito baseado no cash game ao vivo, com variantes pouco jogadas hoje em dia e praticamente jogado na variante Fixed Limit.

Sem comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP