terça-feira, 28 de junho de 2011

The Poker Blue Print (review)

The Poker Blue Print (inglês) - Aaron Davis, Tri Nguyen
Escrito em 2009

"Estratégias avançadas para bater Micro e Small Stakes NL"

O livro aborda praticamente todos os aspectos essenciais para quem quer jogar cash game (6-max). Começa por abordar temas curtos, mas importantes, como "table selection" e o "Bankroll manegement". Depois segue-se um capitulo sobre a matemática necessária para entender o jogo (odds, pot odds, ranges,expected value, etc). Existem bons exemplos a acompanhar o raciocínio, normalmente em Small Stakes.
A seguir, dois capítulos relacionados com o jogo propriamente dito. Um capitulo sobre o pré-flop e outro sobre o pós-flop. No capitulo sobre o pré-flop encontramos os ranges por posição, o squeeze, a defesa dos blindes. O capitulo sobre o pós-flop (o mais comprido) é rico em exemplos e explicações sobre diferentes tipos de flop, ser ou não o agressor, quando optar por uma "continuation bet", "floating", "check-raise", etc. Este talvez seja o capitulo mais importante do livro.
Depois disto tudo, seguem-se capítulos mais curtos sobre 3/4-betting, multi-way pots, range balance (mais importante para small stakes do que para micro stakes), scare cards ( com oportunidade de bluff).

Nota final: Acho que é um livro muito bom (especialmente para 6-max até ~100NL) para quem quer começar, ou começou há pouco tempo, a jogar cash game. Mistura alguns conceitos mais básicos do pré-flop com estratégia mas avançada no pós-flop. É um livro de leitura fácil (ao contrário de outros que podem parecer aborrecidos) , com bons exemplos de jogo que ajudam a visualizar a jogada. No fundo, acho que este livro vem poupar o tempo e o dinheiro que gastaríamos para adquirir estes conhecimentos se somente fossemos jogando e aprendendo com os erros.

3 comentários:

  1. Recomendarias esse livro para quem jogue FR? Btw adiciona-me no skype vê no meu blog em info Abraços ;)

    ResponderEliminar
  2. Excelente livro com certeza. Todo o ABC está ali, e muito conceitos que um iniciante nao faz nem ideia.

    ResponderEliminar
  3. @Paulo: Talvez seja melhor um outro livro (embora também seja para 6-max)que também já li e que devo fazer uma review dentro de dias. "Harrington on online cash games" é um livro com mais informação para o cash online e com muitos bons exemplos de jogo pos-flop .Para mim, a maior diferença entre FR e 6-max é o pré-flop (Starting Hands vs Position). Quanto à estratégia no pos-flop, acho-a mais parecida. Este livro é um pouco mais caro, mas vale a diferença.

    @Eduardo: Também gostei muito do livro, mas aproveitamdo a resposta ao Paulo, acho que o "Harrington on online cash games" tem mais informação para o jogo online.

    ResponderEliminar

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP